sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Encontro do dia 05/06 Oficina de idéias

Trabalhando inglês com alunos DAs
Eu já trabalho com alunos portadores de DA a algum tempo e só esse ano, conversando com a professora intérprete e com a coordenadora da sala de recursos dos DAs da escola surgiu a idéia de uma apostila onde estou acrescentando outras sugestões de atividades pois para mim a inclusão desses alunos é questão de honra e nós só podemos fazer de maneira digna se disponibilizarmos condições de aprendizagem que valorizem o potencial deles. Estou animadíssima!!! Pensei a princípio em montarmos um material completo de ensino de línguas, mas como isso leva tempo, o ideal é ir anexando todas as atividades que usarmos para que ao final do ano letivo esteja preparado o primeiro "livrinho".

Imaginei cada unidade começando com um vocabulário em libras e inglês, depois atividades dirigidas e no final os jogos. Assim teríamos:

1-Vocabulary 2-Activities 3-Games

Vocabulary:

Sempre com gravuras e palavras junto, se possível e quando houver, acrescentar a gravura do gesto (no caso de alunos que usam Libras). As estruturas gramaticais são apresentadas ao mesmo tempo das palavras, expressões e diálogos do novo vocabulário.

Activities:

Adaptar as atividades em que seja necessário ouvir e falar ou produzir textos com muitos conectivos. As outras atividades com escrita, recorte, colagem, desenho e pintura estão liberadas.

Games:

É importante variar senão os alunos perdem o interesse pelos jogos. Por isso fiz uma lista de jogos e passatempos interessantes para serem usados individualmente, em duplas e em grupos. Os jogos são confeccionados pelos próprios alunos, nas aulas de LEM a Artes, pois enquanto colorem, recortam, colam, fazem caixinhas para guardar e organizam as peças eles estão memorizando o vocabulário.

1- Jogo da memória: Relacionar palavras e gravuras. Individual ou duplas.

2- Dominó: Parecido com o da memória, relacionando palavras e gravuras. Grupos de até 4 pessoas.

3- Corrida maluca: Avança uma casa quem responde ao comando ou à questão. Em grupos. Quando os alunos não falam, podem usar libras ou fichas com gravuras ou palavras.

4- Palavras cruzadas: Olhando as gravuras escrever as letras nas palavras cruzadas.

5- Caça-palavras: Olhando as gravuras, procurar seus nomes no quadro de palavras.

6- Criptograma: Para letras iguais, símbolos iguais. Esse é legal porque podem usar inclusive o alfabeto de libras...

7- Bingo: O professor com as palavras e os alunos com as gravuras. O professor sorteia cada palavra, ao passo que o aluno que tiver a gravura correspondente deve mostrar a gravura e ir eliminando do jogo. Quem conseguir mostrar todas as suas gravuras primeiro vence. Muito bom!!!

8- Yes/No: O professor mostra uma palavra e uma gravura. Os alunos mostram uma ficha onde está escrito YES, se a palavra corresponde à gravura ou NO, se ele acha que não corresponde. A cada acerto continua no jogo. Vence o último que sair.

9- Passa ou repassa: As fichas do jogo são feitas com gravuras e alternativas de respostas, como numa questão de múltipla escolha. O jogador deve escolher a alternativa correta ou passar a vez para o adversário que também pode escolher ou repassar. Se acertar ganha o ponto, mas se responder errado perde um ponto. Ganha quem tiver mais pontos.

10- Letras embaralhadas: O professor mostra uma gravura ou faz o gesto da palavra, em seguida distribui as letras para os alunos e cada um deve montar a palavra corretamente. Quem acertar a ordem das letras ganha o ponto.

Vejamos se eu consigo esclarecer melhor alguns pontos. Suponhamos que você está ensinando o uso do auxiliar CAN, esportes e atividades comuns do dia-a-dia. Você pede aos alunos que tragam gravuras de esportes, usa essas gravuras para apresentar os nomes dos esportes e também formular perguntas e respostas usando o auxiliar (Can you play soccer? Yes, I can. Can Lúcia dance ballet? No, she cannot. etc) Você faz as perguntas oralmente, mas sempre tendo o cuidado de anotar as respostas abaixo de cada gravura. O que os outros alunos vão perceber oralmente o aluno surdo precisa visualizar nas gravuras, nos gestos, na leitura labial e na reação dos colegas. Quanto mais informações visuais ele tiver, melhor o aprendizado. Se ele manipular jogos, gravuras, objetos e fotografias, melhor ainda. Então, só ao final dessas apresentações você poderá usar um texto que contenha os elementos ensinados. dessa forma ele não terá muita dificuldade para abstrair do texto aquilo que já viu antes na aula.

2 comentários:

Elizangela disse...

Suas idéias são ótimas. Os alunos certamente irão adorar e principalmente gostar de aprender. Fazer a diferença nesta área da educação não é para qualquer um. Parabéns!

Professora Valquiria disse...

Que idéia magnífica!Seus alunos, com certeza irão adorar e principalmente sentir que ainda existem professores preocupados com um ensino de qualidade. Parabéns e sucesso. Continue postando idéias como essa!