Ortografia
A conservação das línguas, através dos tempos, deve-se à escrita. A escrita é uma representação da linguagem oral, e sua finalidade é a leitura. Ela é apenas uma das formas de se usar a linguagem, mas, apesar disso, tem um valor to grande nas sociedades que as pessoas acabam invertendo a situação: achamos que a escrita é que comanda a fala, quando ocorre justamente o contrário. A grafia das palavras é uma representação imperfeita da linguagem falada. Enquanto a fala é muito dinâmica (evolui rapidamente) e possui outros recursos além das palavras (como os gestos, a altura, a entoação e a modulação de voz), a escrita conta apenas com algumas poucas letras, os acentos e os sinais de pontuação. Como o objetivo da escrita é a leitura, ela precisa ser resistente às mudanças. Surge, então, a ortografia, cuja função é “congelar” a forma como as palavras são escritas para que elas possam atravessar os séculos. Outra função da ortografia é resistir à variação lingüística de modo que um texto em português, por exemplo, possa ser lido de Norte a Sul do Brasil.
Por ter que seguir, obrigatoriamente, uma única forma, muitas dúvidas surgem em relação à ortografia, ou seja, escrita correta das palavras. De modo geral, as letras que mais causam problemas para quem vai escrever um texto são aquelas que envolvem duas ou mais alternativas para representar um mesmo som.
E para não errar a escrita, não basta conhecer as regras de ortografia, pois elas não explicam todas as situações em que as letras devem ou não ser utilizadas. Então, o que fazer?
Dicas para melhorar a ortografia
*A primeira dica (e mais importante) é adquirir o hábito da leitura. As pessoas que lêem bastante têm menos dificuldades para redigir um texto (e conseqüentemente, menos dificuldades com a ortografia). As dificuldades com a ortografia diminuem à medida que o usuário da língua vai se tornando um leitor mais experiente e vai lendo cada vez mais. A leitura é um exercício para o cérebro como o esporte é para o corpo. A diferença é que a leitura treina a atenção, a memorização, e a organização das idéias. Por isso ajuda tanto na hora da escrita. Além do mais, cada vez que você tiver que escrever uma palavra que já leu várias vezes, vai se lembrar da grafia correta.
*A segunda dica é praticar o treino ortográfico.Nunca fique na dúvida, pergunte. È preciso ser menos intolerante com os erros de ortografia. Só assim as pessoas ficarão mais à vontade para perguntar no momento que tiverem dúvidas, sem se sentirem culpadas de não saberem ou envergonhadas com as piadinhas que os outros possam fazer. Ao descobrir a escrita correta da palavra, olhe atentamente para ela. Depois, de olhos fechados, tente “ver mentalmente” a palavra. Em seguida, escreva-a e confira. Se você acertar, pode treinar a escrita mais duas ou três vezes. Se errar, repita todo o processo novamente. Após treinar uma palavra, procure empregá-la sempre que houver oportunidade, pois assim você estará reforçando a sua permanência na memória. Também vale a pena pedir a alguém para fazer ditados e assim você vais descobrindo seus erros, corrigindo e treinando a escrita correta pois, como você deve ter notado, escrever corretamente requer treino e força de vontade.
* Há momentos em que acertar na ortografia é difícil até para aqueles que têm muita prática na escrita. Nessas horas a dica é consultar um bom dicionário. Para isso, você primeiro escreve num papel as formas entre as quais está em dúvida (ex: úmido ou húmido). Depois procura essas formas no dicionário. Com certeza, uma delas estará lá. O dicionário seleciona e organiza as palavras em ordem alfabética. Um bom dicionário sempre apresenta um índice das abreviaturas empregadas nos verbetes. Geralmente, aparece nas primeiras páginas e serve para consulta sobre classe gramatical, gênero, etimologia,etc.
Detalhes importantes para consultar um dicionário:
* as palavras que apresentam flexões estão sempre no singular, no grau normal e no masculino;
* os verbos aparecem sempre no infinitivo, isto é, não são conjugados;
* normalmente, os dicionários indicam a classe gramatical da palavra: substantivo, adjetivo, pronome, verbo, etc.
*Nem só de dificuldades é feita a ortografia. As palavras se parecem entre si. E essas semelhanças nos ajudam a entender o funcionamento do sistema ortográfico, porque é através delas que podemos formular algumas regras ortográficas. As regras vão sendo “internalizadas” à medida que você vai se tornando um produtor de textos mais experiente. Ou seja, chega um tempo em que você não precisa pensar muito antes de escrever, e a forma correta surge intuitivamente de sua caneta... Você percebe, aos poucos, que as palavras treinadas multiplicam-se por 5, 10 ou mais vocábulos novos cuja ortografia passará também a dominar. Mas cuidado! Essas regras não são capazes de esgotar o assunto, deixando muitas lacunas que você deverá preencher ao longo de sua vivência lingüística.
1 – Palavras derivadas de outras geralmente seguem suas regularidades ortográficas. Observe:
* pressa apressar depressa apressado
* tecer tecido tecelão tecelagem
* dança dançar dançante dançarino
* manso amansar remanso mansidão
* pesquisar pesquisa pesquisador
* deslizar deslize deslizante
2 – Uma palavra formada de outra só muda as letras quando há mudança de som ou mesmo um impedimento ortográfico. Veja:
* obrigar obriguei
* agir ajo
* aborrecer aborreço
3 – Existem palavras homônimas, que possuem a mesma pronúncia, mas com grafia e significado diferentes. Nesses casos recorra ao dicionário, sempre que preciso, até memorizá-las. Veja:
* mau = adjetivo mal = substantivo
* seção = divisão, setor sessão = tempo de um evento
* sinto = verbo sentir cinto = acessório
* cumprimento = saudação comprimento = medida, tamanho
* caçar = procurar, abater cassar = anular o mandato parlamentar
* acento = sinal gráfico assento = lugar para sentar
4 – Existem palavras parônimas, que são muito parecidas, mas a troca de uma letra muda completamente o significado. Nesses casos também devemos consultar o dicionário. Observe:
* suar = expelir suor soar = emitir som
* mexa = verbo mexer mecha = fios de cabelo
* xeque = jogada do xadrez cheque = ordem de pagamento bancário
* viajem = verbo viajar viagem = substantivo
* traz = verbo trazer trás = parte posterior
5 – Nos dígrafos nasais, usamos ‘m’ se a próxima letra for ‘p’ ou ‘b’. Nas demais usamos ‘n’. Veja alguns exemplos:
* campo pomba tombo tempo impedir assombro
* talento arranjo manga onde infinito diferença
6 – Sempre usamos ‘u’ no final dos verbos no passado. E geralmente usamos ‘l’ após ‘a’, ‘e’ ou ‘o’ abertos e sem acento, no final das palavras. Veja alguns exemplos:
* fugiu cantou aprendeu partiu falou sofreu
* anzol anel varal barril caracol milharal
7 – Cuidado com a letra ‘x’. Ela pode ter vários sons. Portanto, ao escrever palavras com esses sons, consulte o dicionário. Veja só:
* som de ‘s’ – texto, exportação, extraordinário, explicar, máximo, próximo, auxílio
* som de ‘z’ – exemplo, exercício, exigente, exame, examinador
* som de ‘ch’ – caixa, bexiga, peixe, queixo, mexerica, xícara
* som de ‘ks’ – táxi, saxofone, anexo, fax, sexo, reflexo, reflexão
* som de ‘s’ (junto com o c) – excelente, exceto, excitar, excesso, excepcional
8 – Nos casos de dúvida entre o uso de ‘x’ ou ‘ch’ existem algumas dicas que podem ajudar.
* usamos ‘x’ depois de ditongo: caixa, ameixa, feixe (exceto em recauchutar, recauchutagem)
* usamos ‘x’ depois de ‘en’ inicial, quando não for derivado de palavras com ‘ch’: enxada, enxame, enxerido, enxergar, enxuto, enxaguar
* usamos ‘x’ depois de ‘me’ inicial ( com exceção de ‘mecha’ e seus derivados): mexerica, mexer, mexido, mexerico, mexicano, mexilhão
* usamos ‘ch’ nas palavras terminadas em ‘acho’, ‘achão’, ‘icho’ e ‘ucho’: cambalacho, bonachão, rabicho, cartucho, carrapicho, macho, comichão
* usamos ‘ch’ depois de ‘n’: concha, gancho, anchova, mancha, inchado
* usamos ‘ch’ nos derivados de palavras que já contenham ‘ch’: aconchegar (chegar), enchente (cheio), encharcar (charco), pichar (piche).
9 - Se tiver dúvidas para usar ‘g’ ou ‘j’ lembre-se que essas letras só representam o mesmo fonema quando usadas antes de ‘e’ ou ‘i’ ( je, ji, ge, gi). Diante de ‘a’, ‘o’ ‘u’ os sons são diferentes (ga, go, gu / ja, jo,ju). Eis algumas orientações para facilitar a ortografia nesses casos:
* usamos ‘g’ nas palavras terminadas em ‘agem’, ‘igem’, ‘ugem’: coragem, garagem, fuligem, ferrugem ( com exceção de ‘pajem’ e ‘lambujem’)
* usamos ‘g’ nas palavras terminadas em ‘ágio’, ‘égio’, ‘ígio’, ‘ógio’, ‘úgio’: pedágio, colégio, prestígio, relógio, refúgio
* usamos ‘g’ nos verbos terminados em ‘ger’, ‘gir’: eleger, agir, fugir, reagir, corrigir
* usamos ‘j’ nas terminações ‘aje’: laje, ultraje
* usamos ‘j’ nos derivados de palavras com ‘j’: laranjeira (laranja), lojista (loja), lisonjeiro (lisonja)
* usamos ‘j’ nos verbos terminados em ‘jar’ e seus derivados: desejo, desejar
* usamos ‘j’ em palavras de origem africana e indígena: pajé, jequitibá, Moji, jenipapo.
10 – Quando for usar ‘s’ ou ‘z’, ambos com som de ‘z’, vale consultar o dicionário ou, em alguns casos, lembrar umas regrinhas que podem auxiliar:
* usa-se o ‘s’ em adjetivos terminados em ‘oso’, ‘isa’, ‘osa’: gostoso, saborosa, cheirosa, majestosa, poetisa, sacerdotisa
* usa-se ‘s’ nos sufixos ‘ês’, ‘esa’, que indicam título ou origem como: português, francês, marquês, inglesa, escocesa, baronesa
* usamos ‘s’ nas formas dos verbos ‘pôr’ e ‘querer’ e seus derivados: quiser, puser, quisesse, pusesse, quis, pus
* usamos ‘s’ em geral depois de ditongos: maisena, pousar, paisagem, coisa
* usamos ‘s’ nos diminutivos de palavras escritas com s: Luisinho (Luis), coisinha (coisa), paisinho (país), lapisinho, camponesinho (camponês)
* usamos ‘z’ em palavras terminadas em ‘ez’, ‘eza’ quando os substantivos derivam de adjetivos: nobreza (nobre), beleza (belo), riqueza (rico), rapidez (rápido), maciez (macio), surdez (surdo)
* usamos ‘z’ em palavras terminadas em ‘izar’ quando a palavra de origem não tem s: realizar (real), economizar (economia), uniformizar (uniforme), hospitalizar (hospital), utilizar (útil)
* usamos ‘z’ em palavras que terminam em ‘triz’: matriz, atriz, imperatriz, embaixatriz.
11 – Existem algumas palavras que, por causa de sua língua de origem, são escritas com ‘h’ inicial. Cuidado com elas! Dica: seus derivados também são escritos com ‘h’:
* horta, humano, horror, hora, hormônio, hoje, habitação, hábito, harmonia, haver, hematoma, hepatite, herdeiro, herói, hidratar, higiene, hipertensão, honesto, honra, horizonte, humor, hospital
12 – As letras ‘e’ e ‘i’ provocam confusão principalmente ao escrever verbos, por isso observe as orientações:
*quando o verbo terminar em ‘aor’ ou ‘uar’, escrevemos suas formas com e: abençoe (abençoar), perdoe (perdoar), atue (atuar) continue (continuar)
* quando o verbo terminar em ‘air’, ‘oer’, ‘uir’, escrevemos algumas de suas formas com i: cai (cair), sai (sair), dói (doer), mói (moer), rói (roer),atribui (atribuir), distribui (distribuir), possui (possuir).
Em alguns casos a oposição entre ‘e’ e ‘i’ cria significados diferentes:
arrear – pôr arreios emergir – vir à tona, sair da água
arriar – abaixar, desistir imergir - mergulhar
delatar – denunciar emigrar – sir do país ou de sua região natal
dilatar – alargar, aumentar imigrar – entrar em país estrangeiro
descrição – ação de descrever eminente - importante
discrição – qualidade da pessoa discreta iminente – próximo, prestes a acontecer
descriminar – absolver de um crime
discriminar – separar, estabelecer diferença
13 – Existem ainda algumas palavras que possuem sons parecidos, mas, para elas não vamos estabelecer regras, apenas observe os exemplos a seguir:
‘ei’ – cabeleireiro, beira, madeireira, ameixa, pandeiro, manteiga, jornaleiro
‘e’ ou ‘i’ – periquito, empurrão, pepino, esvaziar, emprego, esvaziar
‘li’ ou ‘lh’ – família, mobília, utensílio, sandália, cílios, baunilha, cartilha, chocalho, assoalho
‘ç’ ou ‘ss’ – tradução, invenção, manutenção, discussão, sucessão, regressão, opressão
‘o’, ‘u’ ou ‘ou’ – ourives, matadouro, couro, crioulo, cotovelo, polir,esgoelar, bueiro, escapulir
ORTOGRAFIA –Sugestões de atividades
As atividades podem ser mimeografas, xerocadas ou digitadas e distribuídas aos alunos. Na falta desses recursos, colocar na lousa. Os alunos poderão pintar os desenhos sugeridos.
O x tem 5 sons diferentes. Distribua as palavras abaixo em colunas de acordo com o som:
pirex - crucifixo - auxiliar - xarope - exame - tórax - exclamações - peixe - durex - boxe- trouxe - xícara - lixo - excursão - táxi - exército - máximo - próximo - peixaria - Alexandre - sexta-feira - explosão.
Sugestões -
1- Colocar na folha cinco balões bem grandes e escrever no alto de cada , um dos sons que a letra x pode ter: ch - s - ss - z - ks . O aluno deverá agrupar as palavras no balão de acordo com o som.
2- Fazer 5 colunas e escrever no alto de cada , um dos sons que a letra x pode ter: ch-s-ss-z e ks. O aluno deverá colocar em cada coluna as palavras de acordo com o som.
Sugestão - Desenhar na folha duas escadas com 7 degraus cada uma, colocando sobre uma a letra G e sobre a outra, a letra J. Os degraus deverão ser largos e compridos, pois em cada um vai ser escrita uma palavra. O desenho poderá ser feito na lousa para que o aluno o copie em seu caderno.
Atividade
Complete as palavras com G ou J e depois as coloque nas escadas correspondentes:
1- _____ente
2- via_____ar
3- ma_____estade
4- ve_____etais
5- rea_____iu
6- _____eito
7- su_____eito
8- re_____ião
9- su_____eira
10- a via_____em
11- _____eléia
12- in_____eção
13- estran_____eiro
14- tra_____e
Sugestão - Desenhar um coelho bem grande e ao seu lado, um ovo de Páscoa bem grande, de modo que caibam 7 linhas no interior de cada desenho. Em cada linha vai ser escrita uma palavra.
Atividade
Coloque as palavras com X dentro do coelhinho e as com Ch dentro do ovo de Páscoa.
1- en_____ergar
2- _____efe
3- _____eiro
4- _____ícara
5- _____u_____u
6- _____ereta
7- _____eia
8- dei_____ava
9- co_____i_____o
10- _____ave
11- _____arope
12- abaca_____i
13- ria_____o
14- fai_____a
S ou Z ?
1- belo - bele_____a
2- princesa - prince_____inha
3- triste - triste_____a
4- rico - rique_____a
5- casa - ca_____inha
6- inglês - ingle_____a
7- pobre - pobre_____a
8- flor - flor_____inha
9- asa - a_____inha
10- português - portugue_____a
11- animal - animal_____inho
12- brasa - bra_____inha
13- chinês - chine_____a
14- japonês - japone_____a
Sugestão - Desenhar um casa bem grande com telhado, uma porta e uma janela grandes. Fazer umas 6 linhas em cada uma dessas três partes da casa.
Atividade
Colocar as palavras com C no telhado, as com Ç na porta e as com SS na janela da casa.
1- a_____etinar
2- in____entivo
3- alma_____o
4- alcan_____e
5- a_____ude
6- a_____essor
7- ne_____essário
8- a_____ucena
9- ca_____ula
10- Sui_____a
11- in_____erto
12- so_____ego
U ou O ?
1- cap____eira
2- b_____eiro
3- mág_____a
4- ch_____visco
5- p______leiro
6- p_____lenta
7- tab_____ada
8- táb_____a
9- t_____ssir
10- eng_____lir
11- f_____cinho
12- jab____ticaba
Sugestão - Desenhar um cachorro e uma tartaruga bem grande na folha. Colocar linhas no corpo de cada um, escrever no alto da cabeça do cachorro - O - e no alto da cabeça da tartaruga - U - , para que os alunos escrevem as palavras com o n cachorro e com u na tartaruga.
S,Z ou X ? ( som de [z])
1- e_____ato 2- certe_____a
3- va_____o 4- va_____io
5- ve_____es 6- qui____er
7- e_____agero 8- ê____ito
9- arra_____ar 10- ami____ade
11-e____igência 12- e_____ibir
13- mole___a 14- pe____o
15- e___ílio 16- co____inha
17- bri___a 18- li___o
Sugestão - Desenhar na folha 3 balões bem grandes, colocar linhas dentro. Embaixo do primeiro escrever - S - , do segundo - Z- e do terceiro - X- , para que o aluno coloque dentro do balão , as palavras preenchidas corretamente.
X ou XC ?
Sugestão - Desenhar um trenzinho com dois vagões. Dentro de cada um, colocar seis linhas. Em cima do primeiro vagão escrever - X - e do segundo, - XC-, para que o aluno coloque neles as palavras preenchidas corretamente.
Atividade
Coloque X ou XC nas palavras:
1- má_____imo
2- e___esso
3- e____edente
4- trou____e
5- au_____ílio
6- e_____eção
7- e_____elente
8- pró_____ima
9- apro____imação
10- e____edia
11- pro____imidade
12- e____epcional
Loteria Ortográfica
Sugestão - Numa folha, traçar uma cartela de loteria com três colunas verticais e treze linhas horizontais. No alto da primeira coluna , escrever - SS - , da segunda, - Ç - e da terceira, - S - . Do lado direito das colunas , do lado de fora, escrever em cada linha horizontal, as palavras que se seguirão abaixo. O aluno deverá marcar com um X a alternativa correta, na coluna correspondente.
1- pa_____agem
2- ân_____sia
3- al_____a
4- pri____ão
5- alma_____o
6- a_____úcar
7- a_____ude
8- preten____ão
9- ma______agista
10- so_____ego
11- ca_____ula
12- dor____o
13- dan___arino
Mini-loteria Ortográfica
Sugestão - Traçar uma cartela de loteria como na atividade anterior, mas com apenas duas colunas. No alto da primeira escrever - J- e da segunda, - G-.
1- ____íria
2- ori____em
3- pro_____eto
4- desa_____eitado
5- ____elatina
6- en____ôo
7- laran____eira
8- re_____ime
9- ____urado
10- mar_____em
11- tra____eto
12- frá____il
13- sar_____ento