Oralidade, escrita e reflexão gramatical
Se refletirmos tudo o que temos estudado desde o início desse trabalho até então, percebemos que esse fascículo resume tudo o que pretendíamos abordar.
Ao desenvolver aspectos de oralidade e escrita, relacionando-os, abordamos várias questões como a leitura, interpretação e produção de textos, observações quanto a características de um texto, uso da linguagem e interação, o estudo dos gêneros e tipos textuais, a aplicação dos fatores de textualidade nas produções dos alunos e sua identificação nos textos lidos. Intensificamos a percepção dos fenômenos de variação e mudança linguística, principalmente na fala, mas também como podem influenciar na evolução da escrita. E por fim percebemos a importância de fazermos uma reflexão gramatical que parte da análise linguística e textual para depois abordar os aspectos gramaticais que influenciem o modo como os textos são lidos e compreendidos. Ficou mais claro também como orientar os alunos a aplicar os conhecimentos gramaticais na produção de textos mais claros, que apresentem todos os princpios de textualidade que os configurem como expressivos, atendendo ao seu principal objetivo: a comunicaçãopela linguagem.
Oralidade, escrita e reflexão gramatical são três eixos que sustentaram nossa reflexões, discussões, produções, planejamentos e troca de experiências durante todos esses meses de curso de alfabetização e linguagem. Temas que permearam todos os nossos encontros e que influenciaram nossa forma de pensar e repensar a prática pedagógica criando aulas mais dinâmicas e estimulantes, despertando o interesse tanto nosso quanto de nossos alunos para a observação de aspectos relevantes da língua que antes não dávamos tanta importãncia por desconhecê-los. Descobrimos novas abordagens para antigos temas e até novos temas para abordar. Enriquecemos nossas aulas e aguçamos nosso senso crítico e a vontade de continuar pesquisando, inovando e construindo conhecimentos.
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