terça-feira, 7 de outubro de 2008

18º Encontro do dia 18/09

Para levar meus alunos a lerem e interpretarem satisfatoriamente textos considerando os pressupostos e inferências é importante ter em mente as etapas de leitura a que se submetem:
1ª etapa: a decodificação. O primeiro ponto a observar é a decodificação do texto. Se o aluno identificar as palavras e frases com proficiência e perceber as informações explícitas do texto, ele já pode ser levado a tentar identificar o que há nas entrelinhas...
2ª etapa: as inferências. Nessa etapa, com atividades que questionem o que está implícito no texto, o aluno deve ser levado a perceber as informações que não estão escritas explicitamente no texto, mas que podem ser confirmadas por este. A essas informações chamamos inferências e o desempenho dos alunos ao identificá-las depende muito da capacidade de cada um em construir pressupostos enquanto lê. Isso pode ser facilitado com muitas atividades de leitura e reflexão em classe com textos de diversos tipos e gêneros, tratando também de assuntos variados, polêmicos e interessantes, que estimulem à reflexão. É importante também que o professor saiba criar perguntas que não se baseiem na cópia do que está no texto, mas que sejam confirmadas por este. Como resulatdo desa prática constante, ampliamos o conhecimento de mundo e tornamos o alno cada vez mais habilitado a partir para a próxima etapa da leitura...
3ª etapa: a avaliação. Somente após ter lido e compreendido muito bem o texto, o aluno é capaz de avaliar as informações obtidas. Será que o texto agradou o não? Por quê? O que aprendemos como lição? Concorda ou não? Por quê? Como poderia usar essas informações? Conseguiria escrever outro texto baseando-se no que leu? Essas e outras questões levam professor e alunos ao ciclo: leitura, interpretação, produção, tão desejado na escola. Mas esse é um trabalho diário, árduo, de muita persistência. A qualidade é percebida ao longo de meses e depende muito do bom planejamento e da prática constante.

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