quinta-feira, 9 de outubro de 2008

19º Encontro do dia 02/10

No processo de letramento, a intertextualidade é fundamental. Todo texto que lemos traz alguma referência a um texto anterior. Os textos constroem-se relacionados a outros textos e influenciando novos textos num ciclo interminável. E a percepção dos textos inseridos em um dado texto é a intertextualidade. Mostrar ao aluno essa inserção ou recorrência de um texto em outro pode levá-lo a:
* Perceber que ao produzir um texto, não só podemos, como devemos, recorrer a outros;
*Perceber que, quanto mais textos conhecemos, mais fáceis eles se tronam para interpretarmos, pois recorremos a conhecimentos adquiridos na leitura de outros textos;
* Perceber como os textos que tratam temas semelhantes se interligam trazendo novos significados, opiniões ou formas de se apresentar;
* Notar a intrínseca relação entre ler textos variados e produzir textos com mais elementos de coesão e coerência, além de vocabulário e argumentação mais apurados, ou melhor fundamentados;
* Ampliar o conhecimento de mundo e conseqüentemente a capacidade de reflexão e crítica da realidade à nossa volta;
* Notar que melhor se interpreta um texto quando conhecemos os intertextos nele presentes;
* Desmitificar a idéia de que para redigir, falar ou comunicar-se bem é preciso inspiração, quando na verdade precisamos conhecer vários tipos de textos, perceber como são feitos, para quem, porque, com que intenção, em que situações e, principalmente, que são resultado de muito trabalho de leitura, percepção, reflexão, criação, correção, treino e mais treino. Bons textos se formam no hábito de escrever, criar, recriando e conseguir se expressar.
Se o professor tiver isso em mente e conseguir selecionar bons textos e atividades envolventes, com certeza ampliará o nível de letramento dos alunos.

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