sexta-feira, 12 de setembro de 2008

16º Encontro do dia 11/09

Conclusão da análise do filme Desmundo, de Alain Fresnot:
Aspectos explícitos no filme:

família patriarcal, com total submissão da mulher ao marido;
desvalorização da mulher como pessoa, é tratada como objeto ou animal;
exploração da mão de obra escrava de indígenas e africanos;
uso da violência para impor a dominação do homem branco, tanto sobre os escravos como as mulheres;
presença de diversas culturas e linguagens;
exploração das riquezas locais;
ausência de higiene e saneamento básico;
Aspectos implícitos no filme:

o interesse do mercador em Oribela;
a tentativa, pelos portugueses, de impedir a miscigenação entre eles e os indígenas e garantir a pureza racial de seus descendentes;
o tratamento dado a esposas e escravos como moedas de troca;
o incesto entre Francisco e sua mãe;
a exclusão e tentativa de esconder a criança portadora de síndrome de down;
a dominação da Igreja catequizando a força as crianças indígenas;
a omissão dos membros da Igreja dos acontecimentos alheios a seus interesses;
os preconceitos de portugueses com relação aos outros povos;
o ciúme de Francisco com relação à sua esposa e seus demais “bens”.
Sugestões de atividades:
Para os alunos de ensino fundamental do 6º ano ao ensino médio, poderia ser apresentado como complemento para discussões sobre as origens da nossa língua, bem como aspectos sociais da nossa composição étnica, social, cultural e lingüística, o contexto da época e as transformações que a sociedade sofreu desde então. O filme poderia gerar debates, dramatizações e exposições a respeito desses temas estimulando, inclusive, a interdisciplinaridade.

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