quinta-feira, 31 de julho de 2008

5º Encontro do dia 24/04

Encontro do dia 24 de abril de 2008

Análise do Livro Didático numa perspectiva discursiva

• Oferece ao aluno textos diversificados e heterogêneos, do ponto de vista do gênero e do tipo de texto, para que possa ser considerada representativa do mundo da escrita?
• Prevê atividades de leitura capazes de desenvolver no aprendiz as competências leitoras implicadas no grau de proficiência que se pretende levá-lo a atingir?
• Ensina a produzir textos de modo a contemplar a produção em si e a analisar os elementos constitutivos de um texto?
• Mobiliza corretamente a língua oral para desenvolver o falar/ouvir e as diversas interfaces entre oralidade e escrita?

O tratamento dado à fala no LD

• O gênero diálogo como única fonte clara para a presença de estratégias de fala
• Ausência de propostas de atividades utilizando a audição de falas produzidas fora do contexto de aula, ignorando a produção falada real
• Apesar de haver observações sobre regionalismo quase não há indicações sobre literatura de cordel ou a poesia popular em que se escreve imitando a fala.
• Como o livro didático adotado na sua escola aborda essa temática? A relevância se dá aos exercícios gramaticais ou à produção e interpretação de textos.
• O livro didático menciona de algum modo a pluralidade de línguas que existe no Brasil?
• O livro didático explicita que também existe variação entre fala e escrita como homogênea e a fala com lugar de erro?
• Será que há privilégio das estruturas lingüísticas? Ou haverá também ênfase na comunicação e na interação?


Nossa análise

O livro analisado oferece ao aluno textos diversificados e heterogêneos, do ponto de vista do gênero e do tipo, como exemplos podemos citar piadas, histórias em quadrinhos, cartas, bilhetes, narrativas, anúncios, reportagens, entrevistas, manuais, receitas, diálogos e trechos de peças teatrais, mas há vários outros tipos de texto. Consideramos essa diversidade representativa do mundo da escrita.
As atividades de leitura são bem orientadas e levam os alunos a refletir criticamente a respeito do texto lido, porém consideramos que há pouca diversidade na forma como os enunciados são apresentados, podendo ocorrer uma automação na forma de raciocinar para responder às questões. Seria interessante e mais desafiador diversificar mais os tipos de atividades de leitura e interpretação de textos.
O livro tem uma abordagem na produção de textos que é essencial para os alunos compreenderem passo a passo o que se espera deles no momento de redigir. As estratégias de escrita de cada tipo de texto são explicadas claramente ao final das lições e a condução desse trabalho de produção é prática, beneficiando tanto o aluno quanto o professor.
O livro não leva em consideração a língua oral. Obviamente, esse trabalho deve ser bem conduzido pelo professor durante as discussões em classe, pois não está claramente explícita no livro a conexão entre oralidade e escrita.
Também apresenta o gênero diálogo como única fonte clara para a presença de estratégias de fala e percebe-se a ausência de propostas de atividades utilizando a audição de falas produzidas fora do contexto de aula, ignorando a produção falada real e quase não há indicações sobre literatura de cordel ou a poesia popular em que se escreve imitando a fala.
Tanto há relevância na aplicação de exercícios gramaticais quanto aos de produção e interpretação de textos não havendo uma predominância de um ou outro aspecto.
O livro não menciona em nenhuma atividade de forma clara a questão da variação entre fala e escrita, podendo parecer aos alunos que a forma escrita é a correta e deve ser sempre utilizada em classe, pois a outra (falada) não é sequer levada em consideração para resolução de quaisquer atividades.
Não há privilégio no tratamento dado às estruturas lingüísticas em detrimento da comunicação e da interação, porém a nosso ver, como a conversação é pouco estimulada isso pode ficar implícito em sala de aula se o professor não souber conduzir as atividades para um espaço de debates a construções orais com a participação de todos.

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