segunda-feira, 23 de junho de 2008

1º Encontro do dia 27/03 Memorial (parte 1)

Encontro do dia 27 de março de 2008
Como me contitui a professora que sou hoje

Desde que iniciei meu trabalho na SEDF há treze anos trago como uma das minhas metas a aproximação de meus alunos, construindo uma relação de confiança, troca de experiências e valorização das contribuições de cada um para a construção coletiva do conhecimento por meio de projetos que enfatizam a socialização, a realidade cultural deles e o uso de suas habilidades. Eu sempre procuro estudar teorias de educadores renomados, ou fazer cursos que aprimorem meus conhecimentos. Mas nada me acrescentou mais informação e saber do que a própria experiência em sala de aula. No início em turmas pequenas de escolas rurais, onde trabalhei com séries iniciais atendendo alunos entre 5 e 13 anos. Eu me lembro que as aulas eram maravilhosas por causa do número reduzido de alunos (entre 20 e 25). Depois vieram as turmas superlotadas (entre 40 e 48 alunos!), as escolas urbanas enormes e com muitos problemas de disciplina e defasagem de aprendizado. Eu lecionando língua portuguesa e língua inglesa ao mesmo tempo, no início sentia-me angustiada, mas os alunos me ajudaram a descobrir formas de interagir e minimizar o impacto desses problemas. Ainda há muito que fazer, mas percebo feliz que as minhas conquistas foram muitas. Sempre tive muito interesse em lidar com as linguagens, as formas de comunicação e as maneiras como podemos descobrir um novo mundo de informações e entretenimento. Venho buscando através desse e de outros cursos me preparar par trabalhar numa escola onde haja um ensino interdisciplinar e contextualizado. Assim os alunos da época podem sentir confiantes e valorizados , e se interessar mais por sua escola, espaço de enriquecimento pessoal. Nas escolas que eu trabalho, construindo dia-a-dia essa relação de convivência, de interação, de troca de aprendizados com meus alunos, eu procuro valorizar tudo o que já conquistei, aprimorar o que aprendi e buscar outras melhorias para todos nós. Minha principal meta no momento é a busca de uma melhor formação continuada que me ajude a trabalhar de acordo com as necessidades da comunidade que atendo. Nós educadores somos aprendizes numa “via de mão dupla” onde podemos oferecer e receber ao mesmo tempo informação e conhecimento.Estou muito confiante, pois como eu já expus, é um momento totalmente novo para mim e meus alunos. Um momento de transformações profundas que ainda não sei que conseqüências nos trarão, mas que descobriremos juntos.

Um comentário:

Professora Valquiria disse...

Continue postando suas experiências em sala de aula para podermos sempre socializar.Um abraço.Val